Diversos
Institutos e Entidades Públicas

O ICNF, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, é um organismo do estado português com a missão de contribuir para a valorização e conservação dos aspectos relativos a Natureza e Biodiversidade em Portugal.

O Naturdata é um projecto de recolha, processamento e partilha de informação sobre a biodiversidade de Portugal.

A Direção-Geral do Património Cultural resulta da fusão do IGESPAR IP, do IMC IP e da Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo.
Espeleologia
Grupos de Espeleologia em Portugal

O ALTO RELEVO - Clube de Montanhismo é uma associação sem fins lucrativos fundada a 23 de Junho de 1998 em Valongo e conta com o estatuto de ONGA - Organização Não Governamental do Ambiente desde 2011.

O CEAE constituiu-se como grupo informal em 1977, sendo os seus promotores antigos elementos do grupo de espeleologia da Associação dos Escuteiros de Portugal e do Núcleo de Actividades Espeleológicas (organizações entretanto extintas).

Criado há 43 anos como resposta às necessidades de um grupo de jovens torrienses, que gostavam da natureza e de aventura, o Espeleo Clube de Torres Vedras transformou-se numa das associações mais respeitadas da região oeste movimentando um número considerável de jovens em acções ligadas, não só à espeleologia, mas também à educação ambiental e defesa do património.

A ideia da formação da Federação Portuguesa de Espeleologia surgiu em Junho de 1974 durante o I Simpósio Nacional de Espeleologia, no Centro Universitário de Lisboa, não tendo no entanto este projecto sido concretizado.

O NABUC surge como uma organização com o intuito de explorar, estudar, registar, preservar e valorizar o meio cavernícula existente no Planalto das Cesaredas e nas áreas envolventes por todos os meios a seu alcance.