Espeleologia
Grupos de Espeleologia em Portugal

Em Janeiro de 1995 surge o NEC, uma associação juvenil sem fins lucrativos nascida de um grupo de jovens entusiastas da natureza e do mundo subterrâneo.

Oficialmente fundado em Outubro de 1995, o NECA tem como objectivos prementes promover o desenvolvimento e divulgação Espeleologia; prospectar, e estudar e inventariar o subsolo; contribuir activamente para a defesa, protecção e valorização do património Espeleológico, natural e histórico da Costa Azul.

O Núcleo de Espeleologia de Leiria é uma Associação que se dedica a diversas actividades que privilegiam o contacto com a natureza. Apesar da Espeleologia assumir a preponderância, existem outras actividades dinamizadas pelas diversas Secções que constituem o NEL, nomeadamente: Montanhismo, Mergulho, Parapente, Pedestrianismo, BTT, Escalada, Canoagem, Orientação e Arqueologia.

Fundado a 21 de Março de 1980, o Núcleo de Espeleologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEUA) já conta com mais de três décadas de Espeleologia.

Não pretendemos ser mais uma associação de Espeleologia, mas sim um grupo plural de várias pessoas e de associações diferentes, onde o objectivo será o trabalho colectivo e multidisciplinar num(s) projecto(s) comum(s).

" A exploração do mundo subterrâneo e o seu conhecimento constituem uma aventura sem fim. " (Michel Bouillon)

A Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE), fundada em 16 de Novembro de 1948, é uma associação sem fins lucrativos, de carácter científico, cultural, educacional e ambientalista, dedicada à exploração, estudo e valorização das grutas e das regiões onde se situam.
Espeleologia Internacional
Organismos Internacionais de Espeleologia

A Federação Francesa de Espeleologia foi fundada em 1963, em Millau, a fusão do Comitê Nacional de Espeleologia (CNS) e da Sociedade Espeleológica de France (SSF).

Em 22/11/2003 foi fundada oficialmente a REDESPELEO BRASIL, instituição sem fins econômicos que tem como missão "Congregar pessoas e instituições interessadas na convivência em rede e contribuir para a descoberta, estudo, documentação e proteção das Cavidades Naturais Subterrâneas.